Exercício da qualidade

Participantes: todos.
Tempo estimado: 30 minutos.
Objetivo: conscientizar os membros do grupo para observar as boas qualidades nas outras pessoas; despertar as pessoas para qualidades até então ignoradas por elas mesmas.
Material necessário: papel e caneta para todos.

Descrição: o coordenador inicia dizendo que na vida as pessoas observam não as qualidades mas sim os defeitos dos outros. Nesse instante cada um terá a oportunidade de destacar uma qualidade do colega.
O coordenador distribuirá um pedaço de papel todos os participantes. Cada um deverá escrever nela uma descrição positiva, apontando qualidades que no seu entender caracterizam seu colega da direita. O papel deverá ser completamente anônimo, sem nenhuma identificação, tanto de quem fez quanto a quem se refere. A seguir o coordenador solicita que todos dobrem o papel para ser recolhido, embaralhado e redistribuído. Feita a redistribuição, um a um lerão em voz alta a descrição que consta no seu papel, procurando entre os membros do grupo a pessoa que, no entender do leitor, é caracterizada. Só poderá escolher uma pessoa entre os participantes. Ao caracterizar a pessoa, deverá dizer porque tal qualidade a caracteriza. Pode acontecer que a mesma pessoa do grupo seja apontada mais de uma vez como portadora de qualidades, porém, no final cada qual dirá em público a qualidade que escreveu para a pessoa da direita. Ao término do exercício, o animador pede aos participantes depoimento sobre o mesmo.

voltar


%d blogueiros gostam disto: