Sobre as águas

Um missionário espanhol, passando por uma ilha, encontrou lá, isolado, um sacerdote asteca. Dirigiu-se então a ele, no seu propósito de catequização e perguntou-lhe:
– Como você reza?
O sacerdote respondeu:
– Eu apenas me coloco em silêncio.
O missionário, penalizado com a ignorância do homem, disse:
– Meu filho, vou ensinar-lhe como orar a Deus.
Feito isso, deixou a ilha. Tempos mais tarde, já a caminho da Espanha, passou novamente pelo mesmo lugar. O sacerdote, ao avistá-lo ainda dentro da embarcação, saiu ao seu encontro e, caminhando sobre as águas aproximou-se do barco e perguntou:
– Senhor, torna a me ensinar a oração, pois não consigo me lembrar dela.
O missionário, vendo aquilo, percebeu o que tinha feito e, envergonhado, disse-lhe:
– Não importam as palavras, faça o que manda o seu coração.
Despediu-se emocionado e seguiu o seu caminho levando consigo a lembrança da sua prepotência e a imagem do sábio sobre as águas.

voltar


